Casa da Lagartixa Preta: um laboratório de experimentação

A Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”é um laboratório para nossas práticas e nossos conhecimentos; para desenvolver o que acreditamos ser importante para uma vida autônoma coletiva e para a transformação da sociedade em que vivemos, na medida em que compreendemos que a transformação coletiva e individual não ocorre separadamente, mas são partes complementares entre si.

A Casa é também um espaço de fortalecimento de relações de amizade, onde há a abertura para troca com outros coletivos e indivíduos, um espaço para expor ideias e práticas do coletivo e de outr@s companheir@s que acabam não tendo espaço em outros lugares. Um espaço para experimentar e difundir essa quebra da lógica da nossa cultura não só no meio libertário, mas no bairro, nas nossas famílias, amigos não-ativistas ou militantes e tantos outros.

Outro fator importante de ter um espaço como esse é a aliança com outros grupos. Assim como temos o nosso laboratório e nossa prática, outros grupos também se colocam na construção do seu e, dessa maneira, a troca fica mais palpável, mais prática e mais real. Criando a rede de trocas autônomas e independentes mais rica e mais forte, onde podemos ficar nos outros espaços-laboratório e trocar conhecimentos práticos e receber outros na Casa da Lagartixa para o mesmo fim, fortalecendo nossos laços, nosso conhecimento, nossa prática e nossa autonomia.


Na Casa da Lagartixa Preta… 

  • Tem uma horta agroecológica. Onde antes havia terra com muito entulho, hoje tem muitas ervas medicinais, temperos, bananeiras, mamoeiro, goiabeira, feijão, milho, couve, hortaliças e muitas plantas espontâneas com as quais sempre aprendemos algo novo.
  •  Tem uma biblioteca onde pretendemos realizar tanto curso de línguas quanto grupo de estudos mais políticos, tudo aberto a qualquer pessoa interessada.
  • Coletamos água da chuva e usamos para regar a horta e dar descarga no banheiro.
  • Tratamos a água da pia da cozinha, desviando o cano de saída para um círculo de bananeiras na horta.
  • Construimos um galpão para guardar todas as ferramentas e o banco de sementes.

A Casa é autogerida pelo coletivo Ativismo ABC. De acordo com nossos princípios, o aluguel é pago com a realização de uma festa mensal, com as doações de gente que apóia o espaço e com contribuições voluntárias de pessoas que participam do coletivo. Nossas decisões são tomadas por meio do consenso, dando espaço para o erro e o acerto.

Dessa forma nos propomos a construir um outro mundo possível lado a lado a outros grupos e espaços, sejam eles anarquistas, camponeses, moradores do bairro e qualquer outro e outra que acredita ser necessária uma mudança social mais profunda.

Visite a Casa da Lagartixa Preta
Rua Alcides de Queirós, nº 161, Bairro Casa Branca – Santo André/SP.
CEP 09015-550


Exibir mapa ampliado
2004
[oqeygallery id=1]
2005
[oqeygallery id=2]

2006
[oqeygallery id=3]